II SEMINÁRIO DO GELCIA E II SIPLI-NORTE "ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS: DESCRIÇÃO, DOCUMENTAÇÃO, EDUCAÇÃO ESCOLAR E POLÍTICAS LONGUÍSTICAS"

II SEMINÁRIO DO GELCIA E II SIPLI-NORTE

O Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará e o Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Amapá têm a satisfação de anunciar o II SEMINÁRIO DO GELCIA e II SIPLI-NORTE , com o tema

ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS: DESCRIÇÃO, DOCUMENTAÇÃO, EDUCAÇÃO ESCOLAR E POLÍTICAS LINGUÍSTICAS

O evento se realizará no período de 18 a 23 de novembro de 2019, na Universidade Federal do Pará, na cidade de Belém.

Nesta edição especial, constituída pela união dos grupos pesquisa GELCIA e SIPLI, o evento tem a responsabilidade de divulgar e expandir as pesquisas na área de Línguas Indígenas feitas na região norte do Brasil.

MINICURSO (01)

EDUCAÇÃO EM LÍNGUAS INDÍGENAS

Profa. Ma. Jonise Nunes Santos
PPGL/UFPA
UFAM/FPI/FACED

O minicurso oferece uma breve introdução sobre o processo educacional em línguas indígenas, delimitado ao contexto amazonense e à Formação específica de Professores Indígenas. O objetivo é socializar com os participantes as reflexões acumuladas no exercício da docência com povos indígenas, tendo como foco abordagem teórica fundamentada na Interculturalidade Crítica (WASH, 2009).

As atividades voltam-se a fazer uma breve distinção entre Educação Indígena e Educação Escolar Indígena; apresentar a alteração na concepção e objetivos da Escola Indígena, a partir das discussões iniciadas na década de 1970; abordar os Princípios da Educação Escolar Indígena, enfatizando a Interculturalidade e a perspectiva linguística; analisar a prerrogativa do professor da escola ser indígena, que demanda Formação específica, considerando que muitos professores são contratados sem formação básica, logo impactando no processo ensino-aprendizagem das escolas da aldeia, que reproduzem métodos contraditórios aos direitos assegurados aos povos indígenas; discutir os desafios e as possibilidades para Educação em Línguas Indígenas.

Referências

BRASIL. Diretrizes para a Política Nacional de Educação Escolar. 2 ed. Brasília: MEC/ SEF/DPEF, 1994. 24 p. (Cadernos de Educação Básica. Série Institucional; 2)
______. Parecer CNE/CEB nº 014/1999 - Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Escolar Indígena. Brasília, 1999.
MELIÀ, Bartomeu. Educação indígena e alfabetização. São Paulo: Loyola,1979.
______. Educação indígena na escola. Cadernos CEDES, ano XIX, nº 49, Dezembro/99. Campinas, 1999.
WALSH, Catherine. Interculturalidad crítica y educación intercultural. Segundo Seminario Internacional de Investigación Educativa, Interculturalidad y Educación Intercultural. La Paz/Bogotá, Editorial III-CAB, 2009.

MINICURSO (03)

LEXICOGRAFIA, USO E REGISTRO

Profa. Dra. Enilde Faulstich
Centro de Estudos Lexicais e Terminológicos – Centro Lexterm
Programa de Pós-Graduação em Linguística – PPGL
Instituto de Letras – IL
Universidade de Brasília - UnB

Formativos estrangeiros têm-se lexicalizado no português e ganham autonomia de unidade lexical. O que se discute, no curso de curta duração, é i) como essas novidades passam a fazer parte léxico português? ii) mediante o processo de gramaticalização, esses léxicos fixam-se na língua e se tornam regulares? iii) como esse léxico novo entra no dicionário de língua?

Referências

BYBEE, Joan. Língua, uso e cognição. Trad. Maria Angélica Furtado da Cunha; rev. Sebastião Carlos Leite Gonçalves. São Paulo, Cortez, 2016
CUNHA, Maria Angélica Ferreira da; OLIVEIRA, Mariângela Rios de; MARTELOTTA, Mario Eduardo (orgs,). Linguística funcional : teoria e prática. 1ed., São Paulo, Parábola, 2015
FAULSTICH, Enilde. A perspectiva pragmática do Grande Diccionario do Portuguez de Frei Domingos Vieira. Uma leitura de dinheiro do século XIX ao XXI. A sair em: Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli/ LETRAS/LINGUÍSTICA/ URCA - Universidade Regional do Cariri, ISSN 2316-1663.
GONÇALVES, Carlos Alexandre. Atuais tendências em formação de palavras. São Paulo, Contexto, 2016

MINICURSO (04)

INTRODUÇÃO À LINGUÍSTICA HISTÓRICA

Prof. Dr. Fernando Orphão de Carvalho
UNIFAP

O curso tem como objetivo central ilustrar a aplicação do método histórico-comparativo, a ferramenta central da linguística histórica, discutindo seus fundamentos, premissas e ferramentas metodológicas. Entre os fundamentos mais básicos, daremos ênfase especial à noção de mudança sonora e à sua interação com outros processos de modificação formal que podem obscurecer a identificação de correspondências fonéticas (em particular, a analogia e o empréstimo dialetal). Apresentaremos o sentido técnico da noção de cognação/cognato e ilustraremos em detalhe os procedimentos de reconstrução fonológica, dos quais depende o reconhecimento de elementos cognatos entre línguas emparentadas. Como tarefas específicas do método daremos atenção ainda à reconstrução interna, à identificação de vínculos genéticos entre línguas (determinação de ancestralidade comum ou parentesco), ao estabelecimento de uma classificação interna em famílias estabelecidas e ao estabelecimento de hipóteses de contato entre línguas.

MINICURSO (05)

ANTROPOLOGIA LINGUÍSTICA: DESVENDANDO O QUE É, E COMO SE FAZ

Profa. Dra. Ana Carla Bruno
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) /INPA-PPGAS

Tendo em vista o Ano Internacional das Línguas Indígenas declarado pela UNESCO, pretendemos neste curso refletir e oferecer uma introdução aos estudos realizados sobre as relações entre língua, cultura e sociedade, discutindo aspectos relacionados à história da disciplina, temas e objetos de estudos, autores e revistas da área. Enfatizando-se questões como Língua e Identidade, Língua e Ideologia (língua e desigualdade social), Língua e Construção Social do Sujeito e, neste sentindo, o falante sendo concebido como um ator social que é membro de uma particular comunidade, organizada em uma variedade de instituições sociais que compartilham de uma série de valores e crenças sobre o mundo. Além disso, pretendemos discutir sobre um movimento de 'descolonização da linguística' proposto por um grupo de linguistas indígenas dos EUA que argumentam que a língua não é apenas gramática ou vocabulário.

Palavras-Chave: Antropologia linguística; cultura; identidade; línguas indígenas

MINICURSO (06)

A DESCRIÇÃO DE TEMPO E ASPECTO EM LÍNGUAS INDÍGENAS: UMA ABORDAGEM SEMÂNTICA

Prof. Dr. Ivan Rocha
Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)

O minicurso oferece uma breve introdução à descrição semântica de tempo e aspecto em línguas indígenas. O objetivo é instrumentalizar os participantes a fazerem descrições e análises semânticas em línguas indígenas, utilizando metodologias e bases teóricas específicas para tal. A abordagem teórica utilizada neste curso é desenvolvida por Klein (1994) (ver também Reichenbach (1947); Comrie (1976; 1985)). O curso faz uma breve introdução (i) à tipologia de tempo nas línguas indígenas; (ii) à organização dos sistemas temporais (futuro versus não-futuro e passado versus não-passado) e aspectuais (perfectivo, imperfectivo, perfeito e prospectivo) nas línguas naturais; (iii) à proposta de Klein (1994) e os métodos para elicitação de dados linguísticos com semântica de tempo e aspecto; e (iv) à descrição e análise dos dados (de Karitiana (Tupi)).

Tradicionalmente, tempo é entendido como um traço gramatical que expressa uma relação temporal entre uma eventualidade descrita pelo verbo e o momento da enunciação. Tempo pode, ainda, ser definido como um traço gramatical ou uma categoria dêitica que codifica uma relação temporal entre o tempo do tópico e um ponto de referência extralinguística (KLEIN, 1994). Klein utiliza basicamente três parâmetros para descrever as relações temporais nas línguas são: o tempo de tópico (TT), tempo da enunciação (TU) e Ttempo da situação (TSit). O aspecto codifica a relação entre o tempo da situação e o tempo de tópico, ou seja, a forma (ou formas) em que uma situação está conectada ao TT. Há quatro possibilidades entre esta relação: de inclusão (TT Ì TU: imperfectivo), de inclusão parcial (Tsit TT: perfectivo), subsequente (Tsit < TT: perfeito) e anterioridade (TT < TSit: prospectivo). Ao cruzar as relações entre TT/TU e TT/TSit, obtêm-se 12 categorias temporo-aspectuais (cf. Rocha, sd).

Referências

COMRIE, Bernard. Aspect: An introduction to the study of verbal aspect and related problems. Cambridge university press, 1976.
COMRIE, Bernard. Tense (Vol. 17). Cambridge University Press, 1985.
KLEIN, Wolfgang. Time in language. Routledge, 1994.
REICHENBACH, Hans. Elements of symbolic logic. Macmillan, 1947.
ROCHA, Ivan. A interpretação temporal em orações não-finitas em Karitiana. A contribuição do aspecto. Manuscrito: ALFAL/EdUnB.

INSCRIÇÕES EM MINICURSOS

O período de inscrição para a participação nos minicursos é de 01 de julho a 06 de setembro de 2019.

Todos os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível AQUI e enviar para o e-mail: minicurso.gelcia.sipli@gmail.com

ATIVIDADES

09:00 - 10:00

International Year of Indigenous Languages: The Language Description and Documentation in the World Today

Tipo

Conferência

Data e horário

18/11/2019 - 09:00 - 10:00

Palestrantes

Profa. Dra. Mandana Seyfeddinipur

Mandana Seyfeddinipur graduou-se em linguística e estudos persas na Universidade Livre de Berlim, onde também realizou seu mestrado. É doutora pelo Instituto Max Planck de Psicolinguística na Universidade Radboud Nijmegen, e PHD na Universidade de Stanford. Após mais uma curta permanência no Instituto Max Planck, Seyfeddinipur dedicou-se à pesquisa na Escola de Estudos Orientais e Africanos (SOAS) na Universidade de Londres em 2010, onde se tornou chefe do Programa de Documentação de Idiomas em Perigo, que concedeu subsídios para a documentação de línguas ameaçadas em todo o mundo desde 2002, financiado pela Fundação Arcadia. Desde 2014, Mandana Seyfeddinipur lidera o ELAR (Endangered Languages Archive), que lida com a preservação digital de idiomas ameaçados e torna as coleções digitais de idiomas ameaçados digitalmente acessíveis em todo o mundo. Como especialista nas áreas de uso da linguagem, multimídia e tecnologia digital para documentação, ela treina cientistas para desenvolver coleções multimídia de línguas ameaçadas

10:00 - 12:00

Políticas Linguísticas para Línguas Minoritárias

Tipo

Mesa-redonda

Data e horário

19/11/2019 - 10:00 - 12:00

Palestrantes

Profa. Dra. Bruna Franchetto
Profa. Dra. Bruna Franchetto
Profa. Dra. Gessiane Picanço
Mediadora
09:00 - 10:00

Educação Escolar Indígena

Tipo

Conferência

Data e horário

20/11/2019 - 09:00 - 10:00

Palestrantes

Prof. Dr. Wilmar D’Angelis

Graduado em Linguística (Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 1992), Doutor em Linguística (1998) e Livre-Docente (2016) pela UNICAMP. Professor no Departamento de Linguística da UNICAMP desde 1994. Atua na área de Linguística, com ênfase em Línguas Indígenas e em Teoria Fonológica, tematizando particularmente aspectos de línguas Jê (em especial, Kaingang) e Macro-Jê, de nasalidade em línguas indígenas e de seus sistemas fonológicos. Atua igualmente na área de educação escolar, na formação de professores indígenas e em programas de revitalização de línguas indígenas, com publicações a respeito de currículo escolar, política linguística, ensino bilíngue e demais questões relacionadas. Atuou exclusivamente como indigenista por 10 anos (1977-1987) no Sul do Brasil e mantem-se ligado a práticas e à reflexão sobre política indigenista. Dedica-se ainda à pesquisa sobre história indígena do Sul do Brasil, com vários trabalhos publicados nessa área. Lidera o grupo de pesquisa INDIOMAS - Conhecimento de Línguas Indígenas e Línguas de Sinais na relação Universidade & Sociedade, no qual coordena as linhas de pesquisa "As línguas do ramo Jê Meridional e seus dialetos" e ?Fonologia e ortografia de línguas indígenas?. Criou e coordena o "Projeto Web Indígena", voltado à inclusão digital pró-ativa de línguas e comunidades indígenas, responsável pelo primeiro e único site totalmente em língua indígena no Brasil (www.kanhgag.org)

10:00 - 12:00

Descrição e Documentação de Línguas Indígenas

Tipo

Mesa-redonda

Local

Espaço Ruy Paranatinga Barata (PPGL)

Data e horário

19/11/2019 - 10:00 - 12:00

Palestrantes

Prof. Dr. Denny Moore
Prof. Dr. Dioney Moreira Gomes
Prof. Jurandir Zezokiware
Prof. Dr. Sidney Facundes
Mediador
18:00 - 19:00

Elaboração de Materiais Didáticos para Comunidades Indígenas

Tipo

Conferência

Data e horário

20/11/2019 - 18:00 - 19:00
09:00 - 10:00

A Importância de Descrever e Documentar Línguas Indígenas

Tipo

Conferência

Data e horário

21/11/2019 - 09:00 - 10:00

Palestrantes

Profa. Dra. Stella Teles

Bacharel em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (1995) e Doutora em Linguistica pela Vrije Universiteit Amsterdam (2002). Professora da Universidade Federal de Pernambuco desde 1995. Leciona na Graduação e Pós-Graduação em Letras da UFPE. Desenvolve pesquisa linguística, com enfoque na descrição e análise de línguas indígenas (família Nambikwára e língua Umutína) e na fonologia do português.

18:00 - 19:00

Contribuições da Pesquisa com Línguas Indígenas para o Desenvolvimento de Teorias Linguísticas

Tipo

Conferência

Local

Espaço Ruy Paranatinga Barata

Data e horário

21/11/2019 - 18:00 - 19:00

Palestrantes

Prof. Dr. Spike Gildea
09:00 - 11:00

Educação Escolar e Formação de Professores Indígenas

Tipo

Mesa-redonda

Local

Espaço Ruy Paranatinga Barata(PPGL)

Data e horário

22/11/2019 - 09:00 - 11:00

Palestrantes

Profa. Dra. Mônica Veloso Borges
Profa. Dra. Elisandra Barros
Profa. Lenise Felício Batista
11:30 - 12:30

A Importância de Estudos Tipológicos sobre Línguas Indígenas

Tipo

Conferência

Data e horário

22/11/2019 - 11:30 - 12:30

Palestrantes

Prof. Dr. Angel Corbera

Possui graduação em Linguística - Universidad Nacional Mayor de San Marcos (1977), mestrado em Linguística - Universidad Nacional Mayor de San Marcos (1978) e doutorado em Ciências (Linguística) pela Universidade Estadual de Campinas (1994). Atualmente é professor-pesquisador da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Indígenas, atuando principalmente nos seguintes temas: Documentação e descrição de línguas ameríndias, morfossintaxe, fonologia, tipologia, contato de línguas; estudo e descrição de línguas da família arawak xinguanas, principalmente a língua mehinaku. É editor em chefe do Periódico LIAMES - Línguas Indígenas Americanas, publicação da área de Línguas Ameríndias do Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas.

14:00 - 19:00

Educação em Línguas Indígenas

Tipo

Minicurso

Descrição do minicurso

O minicurso oferece uma breve introdução sobre o processo educacional em línguas indígenas, delimitado ao contexto amazonense e à Formação específica de Professores Indígenas. O objetivo é socializar com os participantes as reflexões acumuladas no exercício da docência com povos indígenas, tendo como foco abordagem teórica fundamentada na Interculturalidade Crítica (WASH, 2009).
As atividades voltam-se a fazer uma breve distinção entre Educação Indígena e Educação Escolar Indígena; apresentar a alteração na concepção e objetivos da Escola Indígena, a partir das discussões iniciadas na década de 1970; abordar os Princípios da Educação Escolar Indígena, enfatizando a Interculturalidade e a perspectiva linguística; analisar a prerrogativa do professor da escola ser indígena, que demanda Formação específica, considerando que muitos professores são contratados sem formação básica, logo impactando no processo ensino-aprendizagem das escolas da aldeia, que reproduzem métodos contraditórios aos direitos assegurados aos povos indígenas; discutir os desafios e as possibilidades para Educação em Línguas Indígenas.

Data e horário

22/11/2019 - 14:00 - 19:00
23/11/2019 - 08:00 - 12:00

Palestrante

Jonise Nunes Santos

Possui graduação em LETRAS pela Universidade Federal do Pará (2000), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2012) e doutorado em Letras: Lingüística e Teoria Literária pela Universidade Federal do Pará (2021). Atualmente é suplente colegiado do curso de licenciatura da Universidade Federal do Amazonas e assistente da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores Indígenas, atuando principalmente nos seguintes temas: educação escolar indígena, políticas públicas para educação escolar indígena, formação de professores indígenas, identidade e povos indígenas em contexto urbano.

14:00 - 19:00

Lexicografia

Tipo

Minicurso

Data e horário

22/11/2019 - 14:00 - 19:00
23/11/2019 - 08:00 - 12:00

Palestrantes

Profa. Dra. Faustich

Professora Dra. Enilde Faulstich é graduada em Língua Portuguesa (UFRJ e UnB), mestre em Linguística (UnB) e doutora em Filologia e Língua Portuguesa (USP). Desenvolveu estágio de pós-doutorado (Pós-doc) em Linguística-Terminologia e Políticas Linguísticas na Université Laval de Québec, Canadá. Professora Associada da Universidade de Brasilia. É docente e pesquisadora do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP) do Instituto de Letras (IL) da UnB. Desenvolveu projeto para a criação do curso de Licenciatura em Português do Brasil como segunda Língua (PBSL), implantado no LIP/IL/UnB desde 1998, com a meta de desenvolver ensino do português no Brasil e no exterior. Com essa experiência, atua, principalmente, em Língua Portuguesa como L1 e L2, Terminologia, Lexicografia, Lexicologia, Crítica de dicionários, Política Linguística e Língua de Sinais Brasileira - LIBRAS no contraste com o Português (L2). É coordenadora do Centro de Estudos Lexicais e Terminológicos (Centro Lexterm) da UnB: www.centrolexterm.com.br. É coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL/LIP/IL/UnB). É coordenadora do Curso de Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira/Português como Segunda Língua. Coordenou o Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa como Segunda Língua para Estudantes Surdos de 2014 a 2016. Orienta doutorado, mestrado, iniciação científica, trabalho de conclusão de curso, com uma centena de trabalhos concluídos e avaliados. Colabora com diversas universidades brasileiras e estrangeiras. Tem publicações de artigos e livros no Brasil e no exterior. É membro titular de Conselhos e Colegiados do IL; é membro titular Conselho de Ensino e Pesquisa (CEPE) da UnB e do Conselho Universitário (CONSUNI) da UnB. É Professora Doutora HONORIS CAUSA da Universidade de Brasilia, com votação, por unanimidade, do Conselho Universitário da UnB, em novembro de 2017. Por Ordem do Mérito do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) recebeu, em 2 de julho de 2018, o Grau de COMENDADORA pelos relevantes serviços prestados na área de ensino ao CBMDF. Recebeu, em dezembro de 2018, a premiação OURO DA CASA pelos anos de dedicação à UnB.

14:00 - 19:00

Antropologia linguística: desvendando o que é, e como se faz

Tipo

Minicurso

Data e horário

22/11/2019 - 14:00 - 19:00
23/11/2019 - 08:00 - 12:00

Palestrantes

Profa. Dra. Ana Bruno

Ana Carla Bruno é professora no Programa de Mestrado e Doutorado em Antropologia Social na Universidade Federal do Amazonas. É pesquisadora na área de Antropologia Linguística, com ênfase em Linguística Indígena, atuando principalmente nos temas: revitalização e manutenção de línguas indígenas, Antropologia Linguística, Língua e Ideologia, Língua e Desigualdade Social, e Relação Língua, Cultura e Sociedade. Graudou-se em Licenciatura em História pela Universidade Católica de Pernambuco (1994), fez mestrado em Linguística na University of Arizona em 2000, onde também realizou seu doutorado em Antropologia e Linguística em 2003.

14:00 - 19:00

A descrição de tempo e aspecto em línguas indígenas: uma abordagem semântica

Tipo

Minicurso

Data e horário

22/11/2019 - 14:00 - 19:00
23/11/2019 - 08:00 - 12:00

Palestrantes

Prof. Dr. Ivan Rocha

Pesquisador no Museu Paraense Emílio Goeldi. Possui graduação em Linguística (Bac.) pela Universidade de São Paulo (2016), graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade de São Paulo (2016). Atua na área da Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos temas: estrutura argumental Karitiana, sintaxe, classes verbais e línguas indígenas.

08:00 - 12:00

Educação em Línguas Indígenas

Tipo

Minicurso

Descrição do minicurso

O minicurso oferece uma breve introdução sobre o processo educacional em línguas indígenas, delimitado ao contexto amazonense e à Formação específica de Professores Indígenas. O objetivo é socializar com os participantes as reflexões acumuladas no exercício da docência com povos indígenas, tendo como foco abordagem teórica fundamentada na Interculturalidade Crítica (WASH, 2009).
As atividades voltam-se a fazer uma breve distinção entre Educação Indígena e Educação Escolar Indígena; apresentar a alteração na concepção e objetivos da Escola Indígena, a partir das discussões iniciadas na década de 1970; abordar os Princípios da Educação Escolar Indígena, enfatizando a Interculturalidade e a perspectiva linguística; analisar a prerrogativa do professor da escola ser indígena, que demanda Formação específica, considerando que muitos professores são contratados sem formação básica, logo impactando no processo ensino-aprendizagem das escolas da aldeia, que reproduzem métodos contraditórios aos direitos assegurados aos povos indígenas; discutir os desafios e as possibilidades para Educação em Línguas Indígenas.

Data e horário

22/11/2019 - 14:00 - 19:00
23/11/2019 - 08:00 - 12:00

Palestrante

Jonise Nunes Santos

Possui graduação em LETRAS pela Universidade Federal do Pará (2000), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2012) e doutorado em Letras: Lingüística e Teoria Literária pela Universidade Federal do Pará (2021). Atualmente é suplente colegiado do curso de licenciatura da Universidade Federal do Amazonas e assistente da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores Indígenas, atuando principalmente nos seguintes temas: educação escolar indígena, políticas públicas para educação escolar indígena, formação de professores indígenas, identidade e povos indígenas em contexto urbano.

08:00 - 12:00

Lexicografia

Tipo

Minicurso

Data e horário

22/11/2019 - 14:00 - 19:00
23/11/2019 - 08:00 - 12:00

Palestrantes

Profa. Dra. Faustich

Professora Dra. Enilde Faulstich é graduada em Língua Portuguesa (UFRJ e UnB), mestre em Linguística (UnB) e doutora em Filologia e Língua Portuguesa (USP). Desenvolveu estágio de pós-doutorado (Pós-doc) em Linguística-Terminologia e Políticas Linguísticas na Université Laval de Québec, Canadá. Professora Associada da Universidade de Brasilia. É docente e pesquisadora do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP) do Instituto de Letras (IL) da UnB. Desenvolveu projeto para a criação do curso de Licenciatura em Português do Brasil como segunda Língua (PBSL), implantado no LIP/IL/UnB desde 1998, com a meta de desenvolver ensino do português no Brasil e no exterior. Com essa experiência, atua, principalmente, em Língua Portuguesa como L1 e L2, Terminologia, Lexicografia, Lexicologia, Crítica de dicionários, Política Linguística e Língua de Sinais Brasileira - LIBRAS no contraste com o Português (L2). É coordenadora do Centro de Estudos Lexicais e Terminológicos (Centro Lexterm) da UnB: www.centrolexterm.com.br. É coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL/LIP/IL/UnB). É coordenadora do Curso de Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira/Português como Segunda Língua. Coordenou o Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa como Segunda Língua para Estudantes Surdos de 2014 a 2016. Orienta doutorado, mestrado, iniciação científica, trabalho de conclusão de curso, com uma centena de trabalhos concluídos e avaliados. Colabora com diversas universidades brasileiras e estrangeiras. Tem publicações de artigos e livros no Brasil e no exterior. É membro titular de Conselhos e Colegiados do IL; é membro titular Conselho de Ensino e Pesquisa (CEPE) da UnB e do Conselho Universitário (CONSUNI) da UnB. É Professora Doutora HONORIS CAUSA da Universidade de Brasilia, com votação, por unanimidade, do Conselho Universitário da UnB, em novembro de 2017. Por Ordem do Mérito do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) recebeu, em 2 de julho de 2018, o Grau de COMENDADORA pelos relevantes serviços prestados na área de ensino ao CBMDF. Recebeu, em dezembro de 2018, a premiação OURO DA CASA pelos anos de dedicação à UnB.

08:00 - 12:00

Antropologia linguística: desvendando o que é, e como se faz

Tipo

Minicurso

Data e horário

22/11/2019 - 14:00 - 19:00
23/11/2019 - 08:00 - 12:00

Palestrantes

Profa. Dra. Ana Bruno

Ana Carla Bruno é professora no Programa de Mestrado e Doutorado em Antropologia Social na Universidade Federal do Amazonas. É pesquisadora na área de Antropologia Linguística, com ênfase em Linguística Indígena, atuando principalmente nos temas: revitalização e manutenção de línguas indígenas, Antropologia Linguística, Língua e Ideologia, Língua e Desigualdade Social, e Relação Língua, Cultura e Sociedade. Graudou-se em Licenciatura em História pela Universidade Católica de Pernambuco (1994), fez mestrado em Linguística na University of Arizona em 2000, onde também realizou seu doutorado em Antropologia e Linguística em 2003.

08:00 - 12:00

A descrição de tempo e aspecto em línguas indígenas: uma abordagem semântica

Tipo

Minicurso

Data e horário

22/11/2019 - 14:00 - 19:00
23/11/2019 - 08:00 - 12:00

Palestrantes

Prof. Dr. Ivan Rocha

Pesquisador no Museu Paraense Emílio Goeldi. Possui graduação em Linguística (Bac.) pela Universidade de São Paulo (2016), graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade de São Paulo (2016). Atua na área da Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos temas: estrutura argumental Karitiana, sintaxe, classes verbais e línguas indígenas.

1ª CIRCULAR

PRIMEIRA CIRCULAR

O Grupo de Estudos sobre Línguas e Culturas Indígenas da Amazônia (GELCIA), do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará (UFPA), juntamente com o grupo de Documentação e Descrição de Línguas Indígenas (DODELIN), também da Universidade Federal do Pará (UFPA), e o Núcleo de Estudos em Línguas Indígenas da Universidade Federal do Amapá (NELI/UNIFAP), têm a satisfação de anunciar o II Seminário do GELCIA e II Simpósio de Pesquisa em Línguas Indígenas – Região Norte (SIPLI-NORTE), no período de 18 a 23 de novembro de 2019, na Universidade Federal do Pará, em Belém. O GELCIA é uma plataforma que congrega os grupos de pesquisa sobre línguas indígenas da UFPA, incluindo o DODELIN e GEA (Grupo de Estudos Aruák), o Seminário do GELCIA, ocorre bienalmente e teve sua primeira edição em 2017; o SIPLI-Norte, cuja primeira edição foi promovida pelo NELI/UNIFAP, é um evento de caráter itinerante, realizado a cada dois anos (a partir da edição de 2019), em diferentes instituições de ensino superior da Região Norte do Brasil. Este ano os organizadores do GELCIA e SIPLI-Norte formaram uma parceria, com o propósito de realizar um único evento com o seguinte tema:

ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS:
DESCRIÇÃO, DOCUMENTAÇÃO, EDUCAÇÃO ESCOLAR E POLÍTICAS LINGUÍSTICAS

DÚVIDAS E OUTRAS INFORMAÇÕES

E-mail: iigelciaeiisipli2019@gmail.com

Telefone: +55 91 98484-3920

2ª CIRCULAR

DÚVIDAS E OUTRAS INFORMAÇÕES

E-mail: iigelciaeiisipli2019@gmail.com

Telefone: +55 91 98484-3920

PALESTRANTES

Fátima Pessoa
Jonise Nunes Santos
Prof. Angel Corbera
Prof. Dr. Denny Moore
Prof. Dr. Dioney Moreira Gomes
Prof. Dr. Fernando Orphão de Carvalho
Prof. Dr. Ivan Rocha
Prof. Dr. José de Ribamar Bessa Freire
Prof. Dr. Sebastian Drude
Prof. Dr. Sidney Facundes
Prof. Dr. Spike Gildea
Prof. Dr. Wilmar D'Angelis
Prof. Jurandir Zezokiware
Profa. Dra. Ana Bruno
Profa. Dra. Ana Vilacy Galúcio
Profa. Dra. Bruna Franchetto
Profa. Dra. Elisandra Barros
Profa. Dra. Faustich
Profa. Dra. Gessiane Picanço
Profa. Dra. Ivânia Neves
Profa. Dra. Mandana Seyfeddinipur
Profa. Dra. Mônica Veloso Borges
Profa. Dra. Stella Teles
Profa. Lenise Felício Batista

ORIENTAÇÕES PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS ORIUNDOS DOS SIMPÓSIOS TEMÁTICOS, MESAS-REDONDAS E CONFERÊNCIAS PARA FORMATO E-BOOK

TÍTULO: fonte Times New, tamanho 14, centralizado, caixa alta e negrito;

NOME DO(S) AUTOR(ES): recuado à direita, somente iniciais maiúsculas, informações como nome e sigla da instituição e e-mail devem vir em nota de rodapé;

NOME DO ORIENTADOR (NO CASO DE ALUNOS DA GRADUAÇÃO): abaixo do nome do(s) autor(es), recuado à direita, somente iniciais maiúsculas, informações como nome e sigla da instituição e e-mail devem vir em nota de rodapé;

RESUMO EM LÍNGUA MATERNA: de 150 a 300 palavras, espaçamento simples, fonte Times New Roman, tamanho 12;

RESUMO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA: de 150 a 300 palavras, espaçamento simples, fonte Times New Roman, tamanho 12;

PALAVRAS-CHAVE: de 3 a 5, separadas por ponto, iniciais em maiúscula;

PALAVRAS-CHAVE EM LINGUA ESTRANGEIRA: de 3 a 5, separadas por ponto e vírgula, iniciais em maiúscula;

CORPO DO TEXTO: espaçamento 1,5, fonte Times New Romam, tamanho 12;

MARCAÇÃO DE PARÁGRAFO: recuo de 1,5 na primeira linha;

QUANTIDADE DE LAUDAS: 7 a 12;

MARGENS DAS PÁGINAS: superior e esquerda 3cm, inferior e direita 2cm;

CITAÇÕES: a partir de 4 linhas recuo à direta de 4cm, tamanho 11, espaçamento simples. Com até 3 linhas, a citação deve ficar no corpo do texto entre aspas;

REFERÊNCIAS DA CITAÇÃO: utilizar o modelo autor/ano/data;

NOTA DE RODAPÉ: somente explicativa, espaçamento simples, tamanho 10;

ORIENTAÇÕES:

Os trabalhos devem ser enviados até 07 de outubro de 2019 para o e-mail: artigosgelciasipli2019@gmail.com. O texto da mensagem deve indicar “Artigo – simpósio Temático” , artigo “Mesas-redondas” ou artigo “Conferência”;

O artigo deve ser enviado em formato word, indicando o nome do(s) autor (es);

A comissão organizadora não se responsabilizará por revisão textual e adequação às normas da ABNT.

Comissão Organizadora do II GELCIA/II SIPLI-NORTE

COMISSÃO CIENTÍFICA DO EVENTO

Profa. Dra. Ana Carla Bruno (INPA/UFAM)

Profa. Dra. Ana Paula Barros Brandão (FALE/UFPA)

Profa. Dra. Ana Vilacy Galúcio (MPEG/PPGL)

Prof. Dr. Angel Corbera Mori (UNICAMP)

Profa. Dra. Ângela Fabíola Chagas (PPGL/UFPA)

Profa. Dra. Antônia Alves Pereira (FALE/UFPA)

Prof. Dr. Antonio Almir Silva Gomes (UNIFAP)

Profa. Dra. Cinthia de Lima Neves (UFPA-Campus Breves)

Prof. Dr. Dioney Moreira Gomes (UnB)

Prof. Dr. Eduardo Vasconcelos (UNIFAP)

Profa. Dra. Eunice Braga Pereira (FALE/UFPA)

Profa. Dra. Fátima Cristina Pessoa (PPGL/UFPA)

Profa. Dra. Gessiane de Fátima Picanço (PPGL/UFPA)

Profa. Dra. Izabela Leal (PPGL/UFPA)

Profa. Dra. Ivânia Neves (PPGL/UFPA)

Profa. Dra. Karylleila Andrade (UFT)

Profa. Dra. Maria de Nazaré Moraes da Silva (IFCH/UFPA)

Profa. Dra. Marília de Oliveira Ferreira (PPGL/UFPA)

Profa. Dra. Marília Fernanda Pereira de Freitas (FALE/UFPA)

Profa. Dra. Nayara Camargo (UNIFESSPA-Campus São Félix)

Profa. Dra. Pirjo Kristiina Virtanen (University of Helsinki)

Prof. Dr. Sidi Facundes (PPGL/UFPA)

Prof. Dr. Spike Gildea (University of Oregon)

Prof. Dr. Thomas Massao Fairchild (PPGL/UFPA)

Prof. Dr. Wilmar da Rocha D’Angelis (UNICAMP)

Profa. Ma. Karina Figueiredo Gaya (UFPA-Campus Bragança)

SUBMISSÕES

Prazo de submissão

31/05/2019 - 10/11/2019

Modalidade

Área temática

COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL

ST (1) Formação de Professores de Línguas em Contexto de Educação Escolar Indígena - Coordenação Prof. Dr. Antonio Almir Silva Gomes (UNIFAP) e Profa. Dra. Nayara da Silva Camargo (UNIFESSPA)

ST (10) Ciências do Léxico nos Estudos de Línguas Indígenas - Coordenação Profa. Dra. Karylleila Andrade (UFT) e Profa. Dra. Carmen Lúcia Rodrigues (UFPA)

ST (11) Educação e Políticas Linguísticas - Coordenação Profa. Dra. Maria de Nazaré Moraes da Silva (IFCH/UFPA) e Prof. Dr. Thomas Massao Fairchild (PPGL/UFPA)

ST (12) Estudos Históricos de Línguas Indígenas na Amazônia - Coordenação Profa. Dra. Ana Vilacy Galúcio (MPEG/PPGL) e Prof. Dr. Sidney da Silva Facundes (PPGL/UFPA)

CADERNO DE RESUMOS DOS TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO EM SIMPÓSIOS TEMÁTICOS

ORGANIZADO POR

UFPA & UNIFAP - Comissão Organizadora

COORGANIZADOR

APOIO